Importância do rodizio dos pneus
O rodízio de pneus é justificado principalmente pela diferença de desgaste que ocorre na banda de rodagem, de forma localizada, conforme a posição em que o pneu esteja sendo utilizado, na parte dianteira e traseira do veículo. Na realidade, a alternância de posições permite que esses acessórios possam ser mais bem aproveitados e que tenham uma vida útil mais longa, pois o procedimento aumenta consideravelmente o tempo necessário para a substituição dos pneus em função do desgaste. Outro motivo relevante é a segurança. Quando o desgaste dos pneus se dá de maneira mais uniforme, a dirigibilidade se torna mais confortável e o veículo se torna menos propenso a desvio no sentido de direção. Resultado: minimização dos riscos de acidentes.
Como fazer o rodízio em X?
Na prática, trata-se de um rodízio extremamente simples. Para isso, basta você trocar pneu traseiro pelo dianteiro (e vice-versa), mas também trocando-os de lado (do direito para o esquerdo e, depois, do esquerdo para o direito). No caso da aquisição de pneus novos, o ideal é que os que foram recentemente comprados ocupem as posições traseiras, enquanto os pneus usados são direcionados para as rodas da frente.
Quando fazer o rodízio de pneus?
Segundo especialistas, é recomendado fazer o rodízio de pneus a cada 10 mil quilômetros rodados. O procedimento tem como objetivo compensar a diferença de desgaste entre as rodas traseiras e dianteiras. Assim, é possível prolongar a vida útil dos pneus e evitar o desgaste prematuro das peças da suspensão. Além disso, garante uma direção mais firme e impede acidentes.
Nos da Ione Pneus teremos prazer em ajuda-lo para qualquer duvida que tenha sobre pneus novos!